quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BIOMAS BRASILEIRO

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.

No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.



Este vídeo apresenta algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo uma de suas características. O personagem Zeca é um adolescente brasileiro que "curte" percorrer o país e pesquisar/aprender, seja por meio dos livros ou conversando com os habitantes dos lugares que visita. A partir da sua narração, descrevendo estes locais, o conceito Bioma vai sendo trabalhado. São mostradas ainda as modificações que os Biomas sofrem, suas conseqüências e ações para a sua conservação. Pegando uma carona com Zeca você vai descobrir que o Brasil possui fauna e flora riquíssimas.








Conheça cada bioma do Brasil








quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RECURSOS MINERAIS

Chamamos de recursos minerais as concentrações de minério disponíveis na natureza ou ainda aquelas substâncias inorgânicas que são extraídas da terra e podem ser usadas como matéria prima.

Esses recursos podem ser metálicos, como o estanho, o ferro e o cobre, por exemplo, ou não metálicos, como o mármore, o calcário e o quartzo.
No planeta, existem muitos recursos minerais que podem ser encontrados em estado puro, como a prata e o ouro, por exemplo, mas em sua maioria, são encontrados associados a outros minerais, sendo necessária a divisão para a extração da matéria prima desejada.
E os recursos minerais não metálicos envolvem alguns como carvão mineralpetróleo, água, amianto, cascalho, argila, areia, nitratos, fosfatos, enxofre, cloreto de sódio, entre outros.

Existem ainda os recursos minerais energéticos, que podem ser usados para a produção de energia elétrica, mecânica ou calorífica, como por exemplo o petróleo, o urânio, o carvão, o gás e o xisto, entre outros.


Esses recursos minerais são usados como matéria prima para a fabricação de diversas coisas, desde objetos usados por nós diariamente e bastante simples, como um pote de plástico, por exemplo, até veículos, foguetes espaciais, entre outros.
A extração dos recursos minerais causa alto impacto no meio ambiente e danifica diretamente o solo, a vegetação, as florestas, a biodiversidade, a água e por fim o próprio homem.

Pesquisa: Professor Ademir Junior/Especialista em Educação

RECURSOS MINERAIS
Os recursos minerais incluem inúmeros materiais utilizados pelo Homem e que foram concentrados, muito lentamente, por uma variedade de processos geológicos. São materiais naturais sólidos, cristalinos e com composição química definida.
São divididos em duas categorias:

  • Metálicos
  • Não metálicos

Metálicos
Sabe-se que os elementos químicos, como o ferro, cobre, prata ou ouro, se encontram distribuídos na crusta terrestre. Estes fazem parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos. Jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento químico existe numa concentração, sendo por isso susceptível de exploração economicamente rentável.

Não metálicos
Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

História do Patrono Engenheiro Mario Salles Souto


A foto ao lado é do Engenheiro Mario Salles Souto, nascido no Rio de Janeiro no dia 02 de outubro de 1884, prestou serviços de grande importância ao progresso e desenvolvimento das ferrovias da antiga Sorocabana, posteriormente Ferrovia Paulista S.A.  FEPASA , atualmente CPTM. Tendo este  um cargo de grande importância, Diretor da Companhia em 1937 com brilhantismo, atuou como engenheiro de obras civis e ferroviárias. Além de engenheiro, Mário foi arquiteto formado pela Politécnica de São Paulo. Faleceu solteiro no dia 13 de agosto de 1945, em São Paulo.


Em  agosto  de 1945 doou um terreno onde foi construída uma Escola de primeiro grau. O antigo nome Grupo Escolar da Estação de Carapicuíba foi substituído, e em 1976 passou a ter o nome de Escola Estadual Engenheiro Mario Sales Souto. Hoje faz parte do patrimônio histórico da cidade formando muitos alunos. As imagens ao lado fazem referência a inauguração da escola e sua fachada frontal em 2017. 


O logo da escola Engenheiro Mario Sales Souto é representado por um escudo muito parecido com aqueles que foram usados na tradição medieval. Todo o desenho inserido sobre o escudo recebe o nome de brasão, ou seja  - imagens/desenho colocado na posição frontal que representa defesa e harmonia. A imagem acima representa a deusa do panteão grego Palas Atena, deusa da sabedoria e justiça. No centro o nome da escola abreviado em siglas. Logo abaixo a imagem de um capelo/canudo (diploma) que representa o sucesso acadêmico. Desta forma faz menção daqueles que ingressaram na vida escolar e de tantos outros que estudaram na Escola Engenheiro Mario Sales Souto. As cores predominantes são vinho, cinza e branco. São as mesmas usadas no uniforme escolar. 

A Escola Engenheiro Mario Sales Souto está localizada no centro de Carapicuíba, bem ao lado da Praça das Bandeiras. Atualmente possui alunos matriculados de todos os bairros da cidade e atende aos ciclos EF I, EF II e EJA.
Texto de autoria do Professor Ademir Jr./Especialista em Educação.



Referências
http://escolaengenheiro.blogspot.com.br. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/carapic.htm. Acesso em 31 jul 2017.
http://fsoutoneto.blogspot.com.br/2011/07/visconde-de-souto-ascensao-e-quebra-no.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-455/item/108270-visconde-de-souto-fazenda-bela-vista-e-capela mayrink.html. Acesso em 31 jul 2017.
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2010/12/confusa-historia-de-carapicuiba.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://franciscosoutoneto.files.wordpress.com/2011/12/1956a1959-014-600p.jpg. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102z14f18.htm. Acesso em 31 jul 2017. 


domingo, 30 de julho de 2017

LOGO DA ESCOLA ENGENHEIRO MARIO SALES SOUTO

O logo da escola Engenheiro Mario Sales Souto é representado por um escudo muito parecido com aqueles que foram usados na tradição medieval. Todo o desenho inserido sobre o escudo recebe o nome de brasão, ou seja  - imagens/desenho colocado na posição frontal que representa defesa e harmonia usada pelos guerreiros medievais. A imagem acima representa a deusa do panteão grego Palas Atena, deusa da sabedoria e justiça. No centro o nome da escola abreviado em siglas. Logo abaixo a imagem de um capelo/canudo (diploma) que representa o sucesso acadêmico. Sendo assim faz menção daqueles que ingressaram na vida escolar e de tantos que estudaram na Escola Engenheiro Mario Sales Souto. As cores predominantes são vinho, cinza e branco. São as mesmas usadas no uniforme escolar. Texto de autoria do Professor Ademir Jr./Especialista em Educação.




quinta-feira, 11 de maio de 2017

VÍRUS DA GENTILEZA









AUDIODESCRIÇÃO

DIVERSIDADE CULTURAL

Através de uma compilação de fotos que mostra as diferentes culturas e estilos de vida, o setor de Midiaeducação produziu um pequeno vídeo para abordar, em sala de aula, o tema "Diversidade Cultural".

sábado, 29 de abril de 2017

O Clima

O Clima é constituído por um certo número de elementos que o caracterizam. Entre os principais, temos, a temperatura e a precipitação, a insolação, a humidade, a nebulosidade, a pressão atmosférica e o vento. O clima é determinado por um certo número de fatores que o condicionam. Entre os principais temos a latitude, a altitude, a proximidade ao mar (também denominada continentalidade), as correntes marítimas, a orientação das massas do relevo, a natureza do solo e o tipo de vegetação e a exposição geográfica das vertentes.
Da imensa combinação possível entre elementos determinados pelos factores, resulta uma miríade de tipos climáticos. A estes correspondem à superfície da Terra uma série de regiões climáticas.


IMAGEM 1 



IMAGEM 2




IMAGEM 3




IMAGEM 4




IMAGEM 5


IMAGEM 6


IMAGEM 7



sexta-feira, 7 de abril de 2017

MORTE E VIDA SEVERINA



Prezados alunos, após assistirem o filme MORTE E VIDA SEVERINA, elabore um relatório observando a relação homem e meio ambiente. Seu relatório deve ser inserido nos COMENTÁRIOS.
desejo a todos um bom filme.
Atenciosamente, Professor Ademir.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fluxo das correntes marítimas ao redor do planeta - animação da NASA




Fluxo das correntes marítimas ao redor do planeta - animação da NASA



ALUNOS DO 8°C acessem o link abaixo:

http://estudosavancadosinterdisciplinares.blogspot.com.br/2012/05/fluxo-das-correntes-maritimas-ao-redor.html



ATIVIDADE

Após assistir o vídeo estabeleça uma relação aos recursos empregado pelos navegadores do século XV.

O TRATADO DE TORDESILHAS








ATIVIDADE


Prezado(a) aluno(a), após assistir o vídeo deixe um breve resumo ou comentário sobre o aspecto histórico/geográfico sobre a formação territorial do Brasil. 





terça-feira, 4 de abril de 2017

Navegadores no século XIV e XV

Os navegadores daquela época precisavam encontrar uma rota favorável para a volta necessariamente diferente do caminho que havia sido utilizado na ida. Uma análise mais atenta da rota da esquadra de Colombo evidencia que o grande navegador utilizou-se dos ventos alísios de nordeste para tomar o rumo das Américas e os ventos de sudoeste para retornar à Europa.
Atualmente, os fatores climáticos como os ventos não são os únicos objetos de análises para os navegadores modernos, pois os navios deixaram de ser movidos pelos ventos, e hoje motores a propulsão é que os movimentam.
Conquistas e explorações de novas terras

Espanha e Portugal ocuparam as maiores extensões territoriais por apresentarem condições políticas favoráveis para a realização da expansão ultramarina (unificação da nação em torno do rei, o maior financiador das expedições marítimas) e acumularem conhecimentos preciosos dos “segredos do mar”.

Podemos concluir sobre a conquista da América

A importância do conhecimento dos mapas que registravam os regimes de ventos e expliquem por que o trajeto de ida de Colombo foi diferente do trajeto de volta.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
O MEIO TÉCNICO: A FORÇA DAS MÁQUINAS NA PRODUÇÃO E NA CIRCULAÇÃO

Impactos da implantação da atividade industrial no meio urbano

• Nas condições ambientais da cidade: provoca o aumento da poluição atmosférica;

• Na vida cotidiana das pessoas: em ambas as imagens, as indústrias parecem comandar o ritmo de vida dos habitantes das cidades, que crescem em torno das fábricas.

• Na qualidade de vida de seus habitantes: resulta no aumento dos riscos de saúde associados à poluição.

Percebemos também as mudanças no sistema de produção com o surgimento de uma divisão internacional do trabalho que separa os países industriais dos países fornecedores de matéria-prima.
Com a Revolução Industrial, surgiram os navios a vapor e as ferrovias, que possibilitaram a ampliação dos fluxos de mercadorias e de pessoas entre os países. Portanto, a formação de uma economia de dimensões mundiais é uma das características geográficas dessa “nova era”. Além disso, a Revolução Industrial imprimiu um novo ritmo ao processo de crescimento das cidades: a era das indústrias e também a era da intensa urbanização dos países em processo de industrialização. Hoje predomina o transporte marítimo-fluvial, pois as embarcações carregam grandes quantidades de produtos de uma só vez, o que torna os custos bastante baratos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
O MEIO TECNOCIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL

Precisamos abordar alguns aspectos da difusão tecnológica no mundo afora, pois apesar da importância inquestionável das tecnologias digitais no mundo de hoje, elas ainda estão presentes de maneira restrita na vida de parcelas importantes da população.
No Brasil, o uso da internet é mais disseminado no Distrito Federal e nos seguintes Estados brasileiros: Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos esses Estados pertencem ao Centro-Sul, região mais desenvolvida em termos técnicos e econômicos.
A distribuição de usuários da internet é muito desigual. Mais da metade deles está concentrada em países ricos, tais como os Estados Unidos, o Canadá e os países europeus.
Fazendo uma comparação do termo “navegadores”, o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pelos reis da Espanha, era um mestre dos mares, os criadores de programas de busca, jovens estudantes de universidades norte-americanas, conduzem os internautas pelo espaço virtual.
Existem diversas formas possíveis de representação da intensidade dos fluxos de ideias e de informações que atravessam o espaço virtual. Neste caso, trata-se de tentar ser o mais criativo possível.
As principais lideranças do desenvolvimento tecnológico (Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália) e as regiões do planeta que se encontram excluídas desse processo, essa desigualdade, como a concentração de gastos com pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. O “abismo tecnológico” separa os países e regiões dos países prósperos das regiões pobres.
A expressão “exclusão digital” refere-se à situação de pessoas que vivem em um mundo dominado pelas tecnologias digitais, mas não dispõem de meios para usufruir dessas tecnologias.

“REDE”

Refere-se às múltiplas formas de interação entre indivíduos e comunidades, seja para lazer, trabalho ou projetos de mobilização social. Por meio da internet, as pessoas podem se associar das mais diferentes formas e com os mais diferentes objetivos, como a produção de conhecimentos e o maior convívio social. Além disso, aumenta a proximidade entre as pessoas, que ganham uma nova maneira de satisfazer suas necessidades econômicas e afetivas. O uso da internet traz também um “ingrediente perigoso” aos seus usuários, a facilidade de comunicação na rede que criaram novas modalidades de crimes, os crimes virtuais. Podemos citar como exemplo dessa prática as fraudesde redes ilegais, como pedofilia, venda de medicamentos sem prescrição etc.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

“AJUDA INTERNACIONAL”

Nem sempre a “ajuda internacional” contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Seria bem interessante se fossem apresentadas alternativas de ajuda, mais eficazes, como o compartilhamento de tecnologias agrícolas e industriais que pudessem de fato incrementar o sistema produtivo dos países mais pobres do planeta. As atitudes solidárias são fundamentais, mas que é necessário haver um estudo criterioso para que tais ações apresentem resultados efetivos de inclusão social. Ou seja, a política assistencialista não é uma boa solução, embora seja necessária em determinadas situações.a maior parte dos países europeus não respeita as metas estabelecidas pela ONU no que diz respeito à ajuda internacional. Além disso, muitas vezes, os países doadores atrelam a ajuda aos seus interesses comerciais e financeiros. Dessa forma, os juros sobre as dívidas que os países africanos são obrigados a pagar costumam ser ainda maiores do que a ajuda internacional.

Principais características do mundo atual

• Globalização: refere-se ao período contemporâneo, marcado pelas tecnologias da informação e pela intensificação e aceleração dos fluxos de materiais e de informação que atravessam o planeta.

• Ajuda financeira internacional: refere-se ao montante de ajuda financeira que os países ricos devem prestar aos países pobres, como forma de acelerar o desenvolvimento destes.

• Mercado financeiro: mercado de investimentos no qual o dinheiro é utilizado para gerar mais dinheiro, sob a forma de juros e remuneração do capital investido.


ATIVIDADES:

ELABORE UM TEXTO SOBRE O PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.

sábado, 25 de março de 2017

O meio técnico-científico e a inclusão no mundo digital


Vivemos em um mundo no qual o ciberespaço (ou espaço virtual) está em toda parte. Praticamente todas as pessoas estão envolvidas, num certo grau, com o espaço virtual. Apesar do crescimento exponencial da internet, a distribuição de seus usuários ainda é muito desigual.

Metade deles está concentrada em países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, como observamos no gráfico “Mundo: crescimento do uso de internet, 2000-2006”,
No Brasil, o uso da internet é mais disseminado nos estados do centro-sul: Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde apresentam o maior percentual de uso da internet.
Hoje, o ciberespaço transformou-se em um grande negócio. Os programas de busca fazem sucesso entre os internautas porque é difícil encontrar as informações e navegar pela internet, uma vez que existem milhões de páginas para serem visitadas pelos usuários.
As diferenças entre os navegadores da internet e os navegadores dos mares são grandes. Por exemplo, Enquanto o navegador genovês Cristóvão Colombo era financiado pelos reis da Espanha, os criadores de programas de busca da internet são jovens estudantes de universidades norte-americanas.




Este novo mundo virtual, o ciberespaço, é capaz de interligar diferentes pontos do planeta quase instantaneamente, e tem representado a intensidade dos fluxos de ideias e de informações que atravessam o planeta. A @ (arroba) ou www (world wide web, ou rede de alcance mundial, numa tradução livre para o português são formas de representação do ciberespaço.



ANALISE A IMAGEM:













A expressão “exclusão digital” é usada para classificar a situação de pessoas que, no mundo contemporâneo, caracterizado pelo meio técnico-científico-informacional, vivem sem acesso às tecnologias digitais e não podem usufruir delas.

(     ) O texto e a imagem se complementam.
(     ) O texto e a imagem não se complementam.


O significado das redes de informação


Vamos retomar uma comparação do meio técnico do período industrial com as características do período atual, denominado de meio tecnocientífico informacional.

O meio técnico do período industrial caracterizava-se pelo predomínio da indústria e da transferência de matéria por meio de redes de transportes como ferrovias e rodovias.

O meio tecnocientífico informacional do período atual caracteriza-se pelo predomínio das finanças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia. Enquanto as redes de comunicações do meio técnico industrial eram sistemas de rádio, telefonia e televisão analógicos, com transmissão separada de palavras, sons e imagens, as redes de comunicações nascidas com a informática, nos dias atuais, transferem “pacotes digitais” de informação que são interpretados como texto, som ou imagem.

A tecnologia de compressão digital proporciona, hoje, o aumento assombroso da velocidade e da quantidade de informação transmitida, além da convergência de diferentes tipos de mídia. Em função de tais características, os países que detêm o desenvolvimento científico e tecnológico desse tipo de produto tornaram-se extremamente poderosos e apresentam vantagens comparativas que os tornam cada vez mais ricos aumentando o “abismo tecnológico” que separa os países e regiões prósperos dos países e regiões pobres.

            Vamos analisar, criticamente, o surgimento desta nova dimensão de espaço, o virtual, ou o novo sentido da própria ideia de “navegação”.

O vocabulário dos usuários da internet é repleto de imagens que fazem referência ao mar, como por exemplo, navegar pela rede mundial, navegador da internet, a ação dos piratas da internet, dentre outras. O sentido da metáfora é claro. Mais de 250 milhões de internautas do mundo inteiro buscam descobrir sites nunca antes visitados. E navegar na internet tornou-se uma tarefa similar ao de se procurar “agulhas perdidas no palheiro”. Se em 1995 havia 10 milhões de páginas na internet, em 2006 o número ultrapassou a incrível marca de 100 milhões!

Para ser mais exato, em 2006 eram 101,4 milhões de páginas, das quais 27 milhões entraram no ar somente naquele ano, criando uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos.

No mundo contemporâneo, as tecnologias de informação são parte cada vez mais importante do cotidiano das empresas e das pessoas. Por exemplo, na gestão empresarial, no comércio e na vida cotidiana, as pessoas usam os programas de computador para se conectar com amigos e familiares.




ANÁLISE A CHARGE E RESPONDA

A) inclusão digital
B) desigualdade na distribuição de renda e disparidade do nível tecnológico
C) igualdade gerada pela globalização
D) sistema político diferenciado.

sábado, 18 de março de 2017

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS NO ESTADO DE SÃO PAULO


Um dos principais fatores que fizeram com que o Estado de São Paulo se tornasse o mais rico da república brasileira foi a sua malha ferroviária e o seu uso para o escoamento do café e outras culturas agrícolas no Século XX. A primeira ferrovia paulista foi inaugurada em 1867 e ligava o Porto de Santos ao portal do Interior, Jundiaí: era a São Paulo Railway, posteriormente Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, com 139 Km de extensão.




















Seguindo a "Ingleza" (como era conhecida a São Paulo Railway), diversas outras ferrovias foram sendo implantadas no Estado, tendo como destaque a Cia. Paulista de Estradas de Ferro em 1872 e a Cia. Sorocabana (posteriormente, Estrada de Ferro Sorocabana) em 1875; a partir delas, várias outras empresas (Ytuana, Mogiana, Araraquara...) foram surgindo e expandindo seus trilhos para o então desconhecido sertão paulista, cuja região ainda era habitada pelos índios. O objetivo dessas ferrovias? Transportar o café para o Porto de Santos, cujo produto já tinha enorme aceitação em todo o planeta; a única exceção era a Sorocabana, implantada para escoar a cultura de algodão da região de Sorocaba (que, diga-se de passagem, jamais teve cultura cafeeira).
Em 1877, era concluída a ligação ferroviária com o Rio de Janeiro, com quebra de bitola em Cachoeira Paulista. Tal empecilho fora sanado somente em 1908.
O Estado chegou a ter mais de 5.000 Km de trilhos, interligando praticamente todos os pontos de São Paulo. No entanto, o transporte de cargas pela ferrovia começou a diminuir já na década de 1920 por dois motivos:
1. Ineficiência das empresas ferroviárias (exceto a Cia. Paulista), cuja carga demorava muito para chegar ao seu destino;
2. Construção de estradas de rodagem desde São Paulo, aliada à chegada dos primeiros caminhões ao Brasil.
Com o passar dos anos, a estatização das ferrovias (e sua ineficiência cada vez maior) e a implantação do sistema de rodovias fizeram com que o tráfego de trens cargueiros cada vez seja menos usado.













domingo, 5 de março de 2017

PROJETO ESCOLA LIMPA

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Reciclar não é apenas uma forma de diminuir o impacto do ser humano no ambiente natural, mas é também uma tendência e até uma moda e por isso, cada vez mais, aparecem novas ideias de como aumentar a vida útil dos objetos, o que se costuma fazer ao ampliar as maneiras de utilizá-los.
Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.
Grande parte do que nos chamamos de lixo e que formara os chamados lixões é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como um composto oxigênio, ou reciclado e o problema das produções de materiais não degradáveis”.
A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.
Foi baseado neste conceito que muitos alunos da Escola Estadual Engenheiro Mario Sales Souto se propuseram a elaborar objetos para o próprio uso escolar, ou seja, reutilizando materiais reclicáveis como (pote de margarina, Danone, sapato, gafarras pet pequena, média e grande, latas), e ainda outras matérias realizaram num trabalho coletivo pequenas lixeiras de mesa para o uso cotidiano no horário de aula.
Dessa forma consolidou-se parte do Projeto Escola Limpa do ano de 2017, proposto pela Coordenação da escola, onde os discentes tiverem o prazer de desenvolver questões de meio ambiente, cidadania e educação. Seguem numa lista abaixo algumas habilidades trabalhadas:

OBJETIVOS:
GERAL:
Desenvolver a consciência ambiental e uma atitude de responsabilidade em relação ao lixo produzido e formas de reaproveitamento.

ESPECÍFICOS:
Buscar a aprendizagem de conceitos científicos, habilidades e valores relacionados à reciclagem do lixo.
Conscientizar os educandos que a situação do lixo, dentro do quadro de degradação ambiental é grave, valorizando pequenas iniciativas inovadora estaremos contribuindo para evitar que o planeta se transforme num lixão.
Mostrar que a reciclagem é o resultado de uma série de atividades pelas quais os materiais que se tornariam lixo, ou que estão no lixo sejam desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.

JUSTIFICATIVA:
Busca-se por meio deste projeto a confecção de pequenas lixeiras de mesa através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Percebe-se uma compreensão, ainda que superficial, por parte dos alunos a respeito dos desastres ambientais provocados pelo lixo e o interesse em contribuir para mudar essa situação, então cabe a nós educadores adotar a reciclagem e assumir um novo comportamento diante do meio ambiente, conservando-o o máximo possível e quem ganha com isso somos nós mesmos.
A escola corresponde ao melhor ambiente para formar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis, visando isso, é necessário que, mais que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos.
É este um grande desafio para a educação, comportamentos ambientais corretos, que serão aprendidos na prática do dia a dia na escola. Nessa perspectiva, abordamos a importância de se conhecer e compreender de modo integrado e sistêmico as noções básicas relacionadas ao meio ambiente bem como a necessidade de darmos destinação correta ao lixo.
A educação é, na verdade o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger o meio ambiente.

HABILIDADES
Discutir e apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
Reaproveitamento do lixo com a confecção de lixeiras ou recipientes;
Trabalhar utilizando embalagens trazidas pelos alunos;
Exercitar a oralidade com os alunos contando individualmente uma história sobre o lixo ou uma determinada embalagem ou ainda sobre o meio ambiente;
Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, por tamanho, cores, formatos;
Aprender maneiras de acondicionar corretamente o produzido durante o horário de aula.
Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente;
Analisar a poluição e o impacto causado pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas.

CRONOGRAMA
No primeiro momento foi apresentado o projeto: “Escola Limpa”, falando sobre a importância do ambiente menos insalubre e do reaproveitamento dos materiais recicláveis como forma de preservar o meio ambiente. No segundo momento coletou-se o material por parte dos alunos e inicio-se a confecção das lixeiras de mesa. O prazo pré – estabelecido foi de três semanas de aula com início em 06/02/2017.

INTERDISCIPLINARIDADE
Participaram desse projeto os professores Ademir (Geografia), Dirlayne (Educação Física) e Sérgio (Artes Visuais).

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório sobre as atividades, autoavaliação e questionamentos orais sobre o que entenderam durante a realização do projeto.