domingo, 5 de março de 2017

PROJETO ESCOLA LIMPA

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Reciclar não é apenas uma forma de diminuir o impacto do ser humano no ambiente natural, mas é também uma tendência e até uma moda e por isso, cada vez mais, aparecem novas ideias de como aumentar a vida útil dos objetos, o que se costuma fazer ao ampliar as maneiras de utilizá-los.
Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.
Grande parte do que nos chamamos de lixo e que formara os chamados lixões é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como um composto oxigênio, ou reciclado e o problema das produções de materiais não degradáveis”.
A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.
Foi baseado neste conceito que muitos alunos da Escola Estadual Engenheiro Mario Sales Souto se propuseram a elaborar objetos para o próprio uso escolar, ou seja, reutilizando materiais reclicáveis como (pote de margarina, Danone, sapato, gafarras pet pequena, média e grande, latas), e ainda outras matérias realizaram num trabalho coletivo pequenas lixeiras de mesa para o uso cotidiano no horário de aula.
Dessa forma consolidou-se parte do Projeto Escola Limpa do ano de 2017, proposto pela Coordenação da escola, onde os discentes tiverem o prazer de desenvolver questões de meio ambiente, cidadania e educação. Seguem numa lista abaixo algumas habilidades trabalhadas:

OBJETIVOS:
GERAL:
Desenvolver a consciência ambiental e uma atitude de responsabilidade em relação ao lixo produzido e formas de reaproveitamento.

ESPECÍFICOS:
Buscar a aprendizagem de conceitos científicos, habilidades e valores relacionados à reciclagem do lixo.
Conscientizar os educandos que a situação do lixo, dentro do quadro de degradação ambiental é grave, valorizando pequenas iniciativas inovadora estaremos contribuindo para evitar que o planeta se transforme num lixão.
Mostrar que a reciclagem é o resultado de uma série de atividades pelas quais os materiais que se tornariam lixo, ou que estão no lixo sejam desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.

JUSTIFICATIVA:
Busca-se por meio deste projeto a confecção de pequenas lixeiras de mesa através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Percebe-se uma compreensão, ainda que superficial, por parte dos alunos a respeito dos desastres ambientais provocados pelo lixo e o interesse em contribuir para mudar essa situação, então cabe a nós educadores adotar a reciclagem e assumir um novo comportamento diante do meio ambiente, conservando-o o máximo possível e quem ganha com isso somos nós mesmos.
A escola corresponde ao melhor ambiente para formar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis, visando isso, é necessário que, mais que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos.
É este um grande desafio para a educação, comportamentos ambientais corretos, que serão aprendidos na prática do dia a dia na escola. Nessa perspectiva, abordamos a importância de se conhecer e compreender de modo integrado e sistêmico as noções básicas relacionadas ao meio ambiente bem como a necessidade de darmos destinação correta ao lixo.
A educação é, na verdade o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger o meio ambiente.

HABILIDADES
Discutir e apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
Reaproveitamento do lixo com a confecção de lixeiras ou recipientes;
Trabalhar utilizando embalagens trazidas pelos alunos;
Exercitar a oralidade com os alunos contando individualmente uma história sobre o lixo ou uma determinada embalagem ou ainda sobre o meio ambiente;
Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, por tamanho, cores, formatos;
Aprender maneiras de acondicionar corretamente o produzido durante o horário de aula.
Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente;
Analisar a poluição e o impacto causado pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas.

CRONOGRAMA
No primeiro momento foi apresentado o projeto: “Escola Limpa”, falando sobre a importância do ambiente menos insalubre e do reaproveitamento dos materiais recicláveis como forma de preservar o meio ambiente. No segundo momento coletou-se o material por parte dos alunos e inicio-se a confecção das lixeiras de mesa. O prazo pré – estabelecido foi de três semanas de aula com início em 06/02/2017.

INTERDISCIPLINARIDADE
Participaram desse projeto os professores Ademir (Geografia), Dirlayne (Educação Física) e Sérgio (Artes Visuais).

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório sobre as atividades, autoavaliação e questionamentos orais sobre o que entenderam durante a realização do projeto.




















































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