CONSIDERAÇÕES
PRELIMINARES
Reciclar não é apenas uma forma de diminuir o impacto do ser
humano no ambiente natural, mas é também uma tendência e até uma moda e por
isso, cada vez mais, aparecem novas ideias de como aumentar a vida útil dos objetos,
o que se costuma fazer ao ampliar as maneiras de utilizá-los.
Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive,
dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da
revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram
progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso
acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades
levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do
poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.
Grande parte do que nos chamamos de lixo e que formara os
chamados lixões é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas
que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (2001): “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um
importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como um composto oxigênio, ou
reciclado e o problema das produções de materiais não degradáveis”.
A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito
deficiente emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem
pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza
de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram
diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.
Foi baseado neste conceito que muitos alunos da Escola
Estadual Engenheiro Mario Sales Souto se propuseram a elaborar objetos para o próprio
uso escolar, ou seja, reutilizando materiais reclicáveis como (pote de
margarina, Danone, sapato, gafarras pet pequena, média e grande, latas), e
ainda outras matérias realizaram num trabalho coletivo pequenas lixeiras de
mesa para o uso cotidiano no horário de aula.
Dessa forma consolidou-se parte do Projeto Escola Limpa do
ano de 2017, proposto pela Coordenação da escola, onde os discentes tiverem o
prazer de desenvolver questões de meio ambiente, cidadania e educação. Seguem
numa lista abaixo algumas habilidades trabalhadas:
OBJETIVOS:
GERAL:
Desenvolver a consciência ambiental e uma atitude de responsabilidade
em relação ao lixo produzido e formas de reaproveitamento.
ESPECÍFICOS:
Buscar a aprendizagem de conceitos científicos, habilidades e
valores relacionados à reciclagem do lixo.
Conscientizar os educandos que a situação do lixo, dentro do
quadro de degradação ambiental é grave, valorizando pequenas iniciativas inovadora
estaremos contribuindo para evitar que o planeta se transforme num lixão.
Mostrar que a reciclagem é o resultado de uma série de
atividades pelas quais os materiais que se tornariam lixo, ou que estão no lixo
sejam desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria
prima na manufatura de novos produtos.
JUSTIFICATIVA:
Busca-se por meio deste projeto a confecção de pequenas
lixeiras de mesa através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Percebe-se
uma compreensão, ainda que superficial, por parte dos alunos a respeito dos
desastres ambientais provocados pelo lixo e o interesse em contribuir para
mudar essa situação, então cabe a nós educadores adotar a reciclagem e assumir
um novo comportamento diante do meio ambiente, conservando-o o máximo possível
e quem ganha com isso somos nós mesmos.
A escola corresponde ao melhor ambiente para formar a consciência
de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e
o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis, visando isso, é necessário
que, mais que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com
atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos.
É este um grande desafio para a educação, comportamentos ambientais
corretos, que serão aprendidos na prática do dia a dia na escola. Nessa
perspectiva, abordamos a importância de se conhecer e compreender de modo
integrado e sistêmico as noções básicas relacionadas ao meio ambiente bem como
a necessidade de darmos destinação correta ao lixo.
A educação é, na verdade o caminho fundamental, o meio único
de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger
o meio ambiente.
HABILIDADES
Discutir e apresentar as diferentes partes do lixo produzido
na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo em casa? O que
a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira
da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
Reaproveitamento do lixo com a confecção de lixeiras ou recipientes;
Trabalhar utilizando embalagens trazidas pelos alunos;
Exercitar a oralidade com os alunos contando individualmente
uma história sobre o lixo ou uma determinada embalagem ou ainda sobre o meio
ambiente;
Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, por tamanho,
cores, formatos;
Aprender maneiras de acondicionar corretamente o produzido
durante o horário de aula.
Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população
das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente;
Analisar a poluição e o impacto causado pelo lixo que as
pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno,
possui lixeiras adequadas.
CRONOGRAMA
No primeiro momento foi apresentado o projeto: “Escola Limpa”,
falando sobre a importância do ambiente menos insalubre e do reaproveitamento
dos materiais recicláveis como forma de preservar o meio ambiente. No segundo
momento coletou-se o material por parte dos alunos e inicio-se a confecção das
lixeiras de mesa. O prazo pré – estabelecido foi de três semanas de aula com
início em 06/02/2017.
INTERDISCIPLINARIDADE
Participaram desse projeto os professores Ademir (Geografia),
Dirlayne (Educação Física) e Sérgio (Artes Visuais).
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto
através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento
das tarefas propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório
sobre as atividades, autoavaliação e questionamentos orais sobre o que
entenderam durante a realização do projeto.
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