sábado, 21 de setembro de 2019

DERRETIMENTO: ALERTA GLOBAL

O derretimento das geleiras devido ao aquecimento global deverá ter conseqüências desastrosas a longo prazo.

O aquecimento global por muito tempo reinou livre no planeta graças a atividades humanas que não eram devidamente controladas. Os efeitos dessas ações nunca são imediatos, mas quando eles decidem aparecer, os resultados são sempre feios, deixando em seu rastro uma onda de destruição e morte.

O aquecimento global atingiu as geleiras do Ártico e da Antártida e finalmente chegou a um ponto em que as consequências estão começando a se revelarem. O rápido derretimento das geleiras tem os seguintes impactos no planeta.


Escassez de água doce
Estima-se que 97% da água da Terra é água dos oceanos, com apenas 3% sendo água doce, que deve atender a mais de 7 bilhões de pessoas no planeta. Cerca de 75% da água doce é aprisionada em geleiras, sendo que 90% dessas geleiras de água doce estão localizadas na Antártida.

Com uma taxa de fusão acelerada que supera a substituição do gelo, muita água doce é perdida nos oceanos, onde ela se mistura com as águas salgadas.

O gelo encontrado nas montanhas e nas terras altas, que são fontes continentais de rios, também está diminuindo e, em breve, não haverá água fresca para a população humana em crescimento.
Inundação excessiva

O derretimento acelerado das geleiras produz mais água do que os rios poderiam aguentar. Essa água transborda e inunda as áreas cujos riachos abastecem. Sem planos de coleta de água, tais enchentes acabam deslocando pessoas e animais, bem como destruindo fazendas e áreas residenciais.

As áreas de baixa altitude nas regiões costeiras ao redor do mundo já registram as marés em elevação à medida que o volume de água aumenta.
Extinção de Animais

O número de ursos polares têm diminuído ao longo dos anos devido ao desaparecimento do gelo no Pólo Norte e no Pólo Sul. Os ursos se adaptaram às condições frias dessas regiões, mas à medida que o clima esquenta e as camadas de gelo se dissolvem, eles ficam expostas a um ambiente desconhecido.

A evolução leva milhões de anos, e esse é um período que eles não podem esperar. Esta perda de habitat também afetou sua fonte de alimento e, como resultado, eles agora são uma espécie em extinção.

Desaparecimento de recifes de coral
Os recifes de coral desempenham um papel crítico no mar. Eles fornecem abrigo para um quarto de todas as espécies de animais que vivem no mar, regulam o oxigênio e dióxido de carbono, além de proteger as costas.

Eles geralmente crescem em águas rasas nos trópicos, onde eles sintetizam a luz do sol. Com a elevação do nível do mar, os recifes de corais desaparecendo em todo o planeta, uma vez que já não recebem luz solar suficiente e isto afeta diretamente as populações de peixes, o que por sua vez afeta as pessoas que dependem do mar para sobreviver. Portanto, a crise de escassez de alimentos está se aproximando.

Retorno de doenças letais
O gelo é um purificador e, por muito tempo, as geleiras da Terra têm absorvido substâncias químicas nocivas, pesticidas proibidos que foram transportados pelo ar, assim como os antigos vírus e bactérias que se tornam inativos em condições de frio.

Como o gelo continua a derreter, alguns desses vírus, bactérias e produtos químicos correm o risco de voltarem à circulação. Se isso ocorresse, a humanidade poderia ser confrontada com doenças que poderiam tirar a vida da Terra.

A liberação de gás metano
Há muito gás natural preso sob as geleiras, um desses gases é o metano, que não é apenas tóxico, mas também é um gás de efeito estufa. À medida que as geleiras derretem, tornam-se mais leves, com rachaduras se formando.

Esses movimentos criam fissuras através das quais grandes quantidades de gás metano são liberadas na atmosfera, acelerando ainda mais o aquecimento global ao capturar o calor da superfície.
Estima-se que haja mais de 50 gigatoneladas de metano no Ártico que poderiam ser liberadas dentro de alguns anos se o ritmo atual do aquecimento global continuar sem controle.
Falta de eletricidade

À medida que o gelo desaparece, os rios estão encolhendo, e eventualmente eles secarão e efetivamente causarão o fim da energia hidroelétrica da qual uma considerável porcentagem da população humana depende.

Sem eletricidade, muitas coisas, como indústrias que alimentam a maioria das economias, ficarão paralisadas.

Ruptura de padrões climáticos
O clima é principalmente controlado pelas correntes marítimas que atravessam os vastos oceanos. Há correntes frias e quentes, e cada uma delas afeta as terras adjacentes.

Com o aquecimento global, no entanto, todos os oceanos estão se aquecendo, e isso está revertendo o movimento de correntes que, no processo, aumentam tempestades e furacões em lugares que nunca experimentaram tais elementos.

Logo, alguns desertos começarão a receber neve, enquanto as áreas tropicais começarão a secar por falta de chuva. Esse tipo de fenômeno perturbará o equilíbrio da vida na Terra e levará à extinção de espécies sensíveis de plantas e animais.
Terremotos e erupções vulcânicas

As geleiras pesam muito, e algumas são descritas como mini-continentes. Este peso maciço desempenha um papel importante e desconhecido para muitos. A pressão que os icebergs gigantes exercem sobre a Terra ajuda a manter sob controle os movimentos tectônicos no subsolo.

À medida que as geleiras derretem rapidamente, no entanto, essa pressão é reduzida, permitindo que o processo geológico tenha mais espaço para reações e movimentos, o que dá origem a terremotos violentos que, de repente, liberam toda essa energia aprisionada.

Tsunamis e erupções vulcânicas também aumentam com o tempo, causando destruição e morte em lugares que nunca tiveram histórico de terremotos.
Lidando com o derretimento rápido das geleiras

Reverter os efeitos do aquecimento global não é fácil, mas tentar tornar o ambiente mais saudável é melhor do que não fazer nada.

Algumas das medidas que podem ajudar a mitigar esses efeitos incluem promover reciclagem de resíduos, plantar árvores em todos os lugares, usar menos gasolina, reduzir o uso de carros, economizar eletricidade e educar os outros sobre os perigos do aquecimento global.

ESCOLAEDUCAÇÃO. Quais são os efeitos do derretimento das geleiras? disponível em: https://escolaeducacao.com.br/derretimento-das-geleiras/. Acesso em 21 set de 2019.

sábado, 14 de setembro de 2019

FILME: QUASE DEUSES


O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), um afro-americano e do Dr. Alfred Blalock (1899 – 1964) de forma marcante. Duas pessoas totalmente diferentes em níveis de classes sociais e cor.

O foco deste filme é a narrativa da Segregação Racial. Nos EUA daquela época, os negros eram discriminados, separados como raça inferior, vivendo numa liberdade escravizada, tratados como escória, marginalizados em tudo, onde não podiam freqüentar ambientes destinados à elite branca, até mesmo dentro das instituições públicas.

Vivien Thomas era um jovem carpinteiro da cidade de Nashville no ano de 1930. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar.

Ele consegue um emprego para ser zelador no Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbilt. Lá ele começa trabalhar para o Dr. Alfred que logo vê nele mais que um simples homem negro, mas uma pessoa de grande talento e de fácil aprendizagem. Infelizmente a Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu.

Ao lado do grande Dr. Alfred, Vivien tem a chance aprender muitas coisas. Pesquisas e experimentos são realizados pelos dois trazendo grandes resultados.

A história avança e por volta do ano de 1945 o Dr. Alfred Blalock se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins. É claro que Vivien vai junto com o Dr. Alfred para o auxiliá-lo nos laboratórios.

Logo o Dr. Alfred assume a missão de pesquisar uma solução para uma doença conhecida como o caso do Bebê Azul, manifestada por um problema cardíaco. Muitas pessoas vêem com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois alem de ser negro, ele nunca havia estudado medicina.

Muitos na Universidade tentem dissuadir o Dr. Alfred a esquecer o caso, mas ele se mantém firmes nas pesquisas junto a Vivien. Finalmente eles encontram uma possível solução por meio de uma intervenção cirúrgica (fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração não poderia ser operado).

Juntos eles mudaram o rumo da medicina. Juntos eles desenvolveram um grande feito. Mas a critica do filme gira em torno do fato de que apenas o Dr. Alfred ficou com os créditos. Para o resto da sociedade Vivien Thomas não era médico. Ele não era ninguém. Ele era invisível.

Vivien deixa o Laboratório, mas não consegue esquecê-lo. Ele pede para retornar ao Hospital. O Dr. Alfred continua com suas pesquisas e Vivien consegue de certa forma seu reconhecimento. Os anos passam e ele se torna o Diretor de Laboratórios do Hospital.

No epílogo, fica clara a mensagem subentendida do filme, quando o sonho de Vivien se torna realidade, recebendo o título de Doutor Honoris Causa. Também se realiza o “eu tenho um sonho” de Martin Luther King (1929-1968), ativista contra o preconceito e a segregação racial.

O Dr. Vivien Thomas, nunca cursou o curso de medicina, mas ainda sim, com sua determinação ele mudou o rumo das pesquisas em torno no coração e chefiou e ensinou diversos médicos nos processos das cirurgias cardíacas merecendo assim esse reconhecimento.

Só nos Estados Unidos hoje é realizada 1.750.000 cirurgias cardíacas por ano graças ao que esses dois homens fizeram em vida.

CORREIA, Erisvaldo. Resenha do filma: Quase deuses. Disponível em: https://filosofojr.wordpress.com/2010/06/25/quase-deuses-resenha/. Acesso em: 14 out. de 2019.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

SISTEMA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA


ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Uma Estação Ecológica é um tipo de área protegida prevista na legislação brasileira, que a define como uma categoria de unidade de conservação de proteção integral que tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

RESERVA BIOLÓGICA
Reserva Biológica é uma unidade de conservação ambiental estabelecida pela legislação do Brasil. São áreas protegidas, onde não pode ocorrer nenhum tipo de agressão ou exploração do meio ambiente. Geralmente são áreas extensas de grande importância ecológica, com ecossistemas ricos e complexos.

PARQUE NACIONAL
Um parque nacional é uma área protegida (classificada na legislação brasileira como Unidade de Conservação), geralmente de grande extensão e de propriedade do Estado, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

RESERVA DE FAUNA
A Reserva de Fauna (REFAU) é uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias. Ela é adequada para estudos técnico-científicos que permitirão o aproveitamento econômico e o manejo sustentável dos recursos que podem ser obtidos desses animais.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Áreas de Proteção Ambiental (APA) são um tipo de área protegida previstas na legislação brasileira como parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que correspondem a áreas em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais.

FLORESTA NACIONAL
Floresta nacional, no Brasil, também chamada de Flona, é uma das categorias de áreas protegidas de uso sustentável estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As florestas nacionais são áreas de posse e domínio públicos providas de cobertura florestal predominantemente nativa.

RESERVAS EXTRATIVISTAS
As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais protegidos cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE
O Refúgio de Vida Silvestre tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO
Uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região.

RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

MONUMENTO NATURAL
O Monumento Natural (MONA) é a categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, uma cachoeira, umas rochas e um cânion. Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.
O monumento natural é instituído por um ato do poder público (federal, estadual ou municipal), mediante prévios estudos ambientais e consultas públicas. Ele pode ser constituído de áreas particulares se houver compatibilidade entre o objetivo de conservação da unidade e a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.

RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) são áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção do meio ambiente.

domingo, 1 de setembro de 2019

Vozes Inocentes


Vozes Inocentes
O filme Vozes Inocentes é baseado em experiências pessoais do roteirista Oscar Orlando Torres. A guerra civil ocorreu em El Salvador entre 1980 e 1992 e era comum ver crianças envolvidas nas batalhas.
Durante este período (1981 e 1982) a guerra assolava El Salvador, o garoto Chava, de 11 anos, vive numa região de fogo cruzado entre guerrilheiros e oficiais.
Apesar de ter a infância afetada pela série de batalhas, o menino vai à escola como qualquer outra criança de sua idade e ainda trabalha para ajudar a mãe a sustentar os dois irmãos. Lentamente, ele vai conhecendo a dor e o sofrimento que a guerra traz a população.
A situação se torna mais tensa ainda para Chava, pois, assim que completar 12 anos, provavelmente será obrigado a deixar sua família para empunhar uma metralhadora no fronte. 
Em relação a história, El Salvador é resultado de uma história de luta e resistência. Inicialmente foi incorporado à Capitania Geral da Guatemala, juntamente com alguns outros países da América Central e sua população - composta por indígenas -, foi dizimada no século XVI.
Já no século XIX, a Guatemala foi anexada ao Império Mexicano, essa junção durou poucos anos e suscitou as primeiras tentativas de libertação de El Salvador.
Com a derrocada do Império Mexicano, finalmente El Salvador proclamou sua soberania em 1841. Após a libertação, a disputa interna pelo poder deu-se entre conservadores e liberais; estes - representantes da elite - assumem o governo através de uma oligarquia cafeeira, sendo o café a base econômica do país.
Com a crise estadunidense de 1929, a oligarquia cafeeira assistiu a queda do preço do café, o que elevou aquela sociedade ao acirramento das tensões sociais, levando a população a um levante, reprimida violentamente pelo exército salvadorenho.
Durante os anos de repressão, comandada pelo general Maximiliano Hernández Martinez, milhares de civis foram mortos. Em 1944 seu governo é então derrotado por um movimento cívico-militar.
Quatro anos mais tarde, surge a figura do tenente coronel Oscar Osório, transformando-se no homem forte do país, apoiado pelo Partido Revolucionário da Unificação Democrática (PRDU). Seu governo se caracterizou pelas políticas voltadas ao desenvolvimento do setor industrial.
Durante a década de 60, apoiado pelo Partido de Conciliação Nacional, o coronel Júlio Adalberto Rivera passa a governar o país com forte oposição de partidos de esquerda, principalmente os democratas cristãos que lutavam por uma abertura política. No entanto, os militares permaneceram no comando do país até meados dos anos 80.
Em 1979, João Napoleão Duarte assume a presidência através de um golpe de estado apoiado por civis e militares. Foi um período de transição que desembocou na forte presença da guerrilha formada pela FMLN (Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional).
Durante a guerra civil entre guerrilheiros e o exército salvadorenho - financiado pelo governo norte-americano e que durou 12 anos -, a economia do país permaneceu estagnada, milhões foram mortos e outros milhares pediram asilo político.
Durante a guerra civil, os EUA enviaram mais de 1 milhão de dólares em ajuda militar, além de militares para aprimorar o treinamento do exército salvadorenho e de suas crianças. A Guerra Civil durou 12 anos, morreram mais de 75 mil pessoas.
As negociações entre o governo e a FMLN começaram durante o mandato do presidente Duarte e continuaram com o presidente Alfredo Cristiani, eleito em 1989.
Ambas as partes aceitaram a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU), e depois de um longo tempo de negociações e com o aval da Organização foi firmado um acordo de paz - Tratado de Chapultepec - em janeiro de 1992, embora o final da guerra civil só tenha sido anunciado em dezembro do mesmo ano. A FMLN é atualmente uma referência política da esquerda salvadorenha.

RECRUTAMENTO FORÇADO DE CRIANÇAS
A história de Oscar Orlando Torres, que é o roteirista do filme, possui como objetivo mostrar a violência diária pelo qual passavam as pessoas do povoado de Cuscatanzingo, em El Salvador, ao longo da década de 80.
A guerra civil era alimentada pelo conflito agrário que acabou se transformando num violento confronto entre o exército salvadorenho e os camponeses organizados no movimento guerrilheiro FMLN (Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional).
Grande parte dos combatentes, porém, era oriundo do recrutamento forçado de crianças. No mundo todo, mais de 300 mil crianças têm sido recrutadas em exércitos. Em El Salvador, os meninos ao completar 12 anos de idade eram levados para servir ao exército e defender a pátria - lema este lembrado constantemente durante o recrutamento.
Retirados da escola, muitos sem conter o choro, encaminhavam-se diretamente para os campos de treinamento. A grande maioria tinha até menos de 12 anos mas já aprendiam desde cedo, sob o jugo dos olhares ácidos dos soldados, a levar as armas em punho, exercendo o poder em relação àqueles que morriam por suas balas, pelos seus gestos treinados, mecânicos. Eram crianças sendo transformadas em soldados, em pequenos “adultos”.
O roteirista Oscar Orlando Torres, o (Chava) no filme, dedica o filme aos seus amigos que foram mortos, ainda crianças, dos quais muitos deles executados pelo próprio exército salvadorenho.
Ele (Chava) é o homem da casa, desde que seu pai os abandonou e foi embora para os EUA. É ele que protege que trabalha para garantir a sobrevivência da família.

PERCEPÇÕES DO FILME
Vozes Inocentes é um filme que transita entre o drama, o romance juvenil e a Guerra Civil. A história de Chava é uma montagem de sua memória, sendo que esta apresenta uma narrativa no qual o espaço fílmico está repleto de alternâncias.
Na abertura e encerramento do filme, as cenas mais lentas demonstram a limitação socioeconômica e cultural da própria história da personagem principal. A lentidão das imagens mostra que o ponto de partida e chegada é o mesmo: a dor, a morte, o exílio, expondo as dores, o cansaço e a angústia do pequeno Chava e de seus amigos, prolongando o tempo e adiar um acontecimento que virá: a morte.



Maiores informações leia o artigo na integra:
AMARAL, Ignez Gurgel do. Vozes Inocentes - um olhar sobre El Salvador. Cadernos PROLAM/USP (ano 5 - vol. 1 - 2006), p. 175-184. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/81805Acesso em: 01 set. de 2019.

Ademir Junior: Mestre em Psicologia Educacional/Pesquisador em Educação.