sábado, 31 de agosto de 2019

MISSÃO AO MAR VERMELHO

Em 1977, a Mossad, agência de inteligência israelense, recebe a missão do primeiro ministro de resgatar os judeus etíopes.

O longa-metragem trata da migração de judeus etíopes para Israel, mais especificamente os movimentos estratégicos ocorridos durante os anos 80.

Grupos à procura de refúgio, como aponta esse enredo inspirado em acontecimentos reais, iam da Etiópia ao Sudão, permanecendo em um campo de refugiados até serem por fim transportados à Israel.

O Mossad, reúne um grupo de pessoas para formar uma equipe de ajuda no êxodo de judeus.

São misteriosas as circunstâncias pelas quais, 1.700 anos atrás ou mais, teria surgido uma comunidade de judeus na Etiópia – mas o fato é que ela existe, é reconhecida pela tradição judaica e, a certa altura, foi muito aclamada: entre 1979 e 1991.

O governo israelense organizou e patrocinou algumas levas de operações altamente arriscadas para tirar da Etiópia assolada por guerra civil, seca e uma das piores crises humanitárias do século 20 algo como 90 mil judeus negros e levá-los para Israel. A primeira dessas operações, e a mais curiosa delas, é o tema de Missão no Mar Vermelho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.