sábado, 31 de agosto de 2019

NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA


Geometria Plana
A geometria plana estuda o comportamento de estruturas no plano, a partir de conceitos básicos primitivos como: ponto, reta e plano. Estuda o conceito e a construção de figuras planas como quadriláteros, triângulos, círculos, suas propriedades, formas, tamanhos e o estudo de suas áreas e perímetro.

Ponto
O ponto não possui forma nem dimensão. Isso significa que o ponto é um objeto adimensional. Um dos usos mais importantes do ponto refere-se à localização geográfica. Os pontos são os objetos que melhor representam as localizações porque oferecem precisão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Ou representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, C).

Reta
As retas são conjuntos de pontos que não fazem curvas. Elas são infinitas para as duas direções. Como esses pontos não estão no mesmo lugar, é possível medir a distância entre eles. Entretanto, como os pontos continuam não tendo dimensão ou forma, não é possível medir sua largura. Sendo assim, dizemos que a reta possui apenas uma dimensão ou que é unidimensional.

Plano
O plano é um conjunto de retas alinhadas e, portanto, também é um conjunto de pontos. O objeto formado por esse alinhamento de retas é uma superfície plana que não faz curva e infinita para todas as direções. Em um plano, é possível desenhar figuras que, além de comprimento, possuem largura. 


Segmento de Reta

Um segmento de reta é uma parte da reta que possui início e fim, ou seja, dois pontos A e B, onde A é a origem e B é o final do segmento da reta. Os segmentos de retas são finitos.





















TARSILA DO AMARAL: O ABAPORU

O ABAPORU

Tarsila do Amaral foi uma artista plástica brasileira do movimento modernista. Nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Em 1922, ano da Semana da Arte Moderna, Tarsila participou do Salão Oficial dos Artistas da França, tão logo, conheceu o escritor modernista Oswald de Andrade.


Tarsila do Amaral, junto a outros artistas do período tiveram como objetivo criar um tipo de arte nacional, em outras palavras, uma oposição como uma forma de se afastar dos modelos europeus, quando surgiu um movimento estético tipicamente brasileiro.

No caso de Tarsila à Antropofagia que está inspirado no quadro (Abaporu, 1928) cujo nome em tupi significa homem que come gente (canibal ou antropófago), em outras palavras, homem que se alimenta de carne humana, faz uma referência a historicidade colonial tipicamente brasileira. É uma pintura símbolo do Movimento Modernista Brasileiro, pois a artista retratou um Brasil moderno e colorido.                                         
                                                                                                 
No quadro, Tarsila do Amaral pintou o Brasil com sua fauna e flora levando essa identidade nacional para o cenário artístico mundial, o quadro em particular apresenta uma figura solitária, monstruosa, pés imensos, sentada numa planície verde, o braço dobrado num joelho, a mão sustentando a cabecinha-minúscula. Em frente a um cacto (característica do bioma da caatinga) explodindo em uma enorme flor. Ao fundo, o céu azul, e o sol, um círculo amarelo, entre a figura e o cacto, de cor esverdeada.

Essas cores remetem as cores da bandeira brasileira.  Tarsila valorizou o trabalho braçal (corpo grande) já que na época, esse trabalho tinha maior impacto, pois as pessoas vinham de todos os cantos do país para trabalhar em São Paulo, nas indústrias (uma característica do processo migratório)  e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto naquela época.   Essa representação sugere o homem plantado na terra.




É a figura de pés grandes, plantados no chão brasileiro, sugerindo a ideia da terra, do homem nativo, selvagem, antropófago, como o próprio nome Abaporu indica, em sua tradução, do tupi, homem que come carne humana.












Ademir Junior: Pesquisador/Mestrando em Psicologia Educacional/Especialista em Educação

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.




MISSÃO AO MAR VERMELHO

Em 1977, a Mossad, agência de inteligência israelense, recebe a missão do primeiro ministro de resgatar os judeus etíopes.

O longa-metragem trata da migração de judeus etíopes para Israel, mais especificamente os movimentos estratégicos ocorridos durante os anos 80.

Grupos à procura de refúgio, como aponta esse enredo inspirado em acontecimentos reais, iam da Etiópia ao Sudão, permanecendo em um campo de refugiados até serem por fim transportados à Israel.

O Mossad, reúne um grupo de pessoas para formar uma equipe de ajuda no êxodo de judeus.

São misteriosas as circunstâncias pelas quais, 1.700 anos atrás ou mais, teria surgido uma comunidade de judeus na Etiópia – mas o fato é que ela existe, é reconhecida pela tradição judaica e, a certa altura, foi muito aclamada: entre 1979 e 1991.

O governo israelense organizou e patrocinou algumas levas de operações altamente arriscadas para tirar da Etiópia assolada por guerra civil, seca e uma das piores crises humanitárias do século 20 algo como 90 mil judeus negros e levá-los para Israel. A primeira dessas operações, e a mais curiosa delas, é o tema de Missão no Mar Vermelho.







quinta-feira, 15 de agosto de 2019

América Latina

América Latina

A América Latina é composta por 20 países e faz parte do Continente Americano com colonização de latinos (portugueses e espanhóis) e apresentam problemas de subdesenvolvimento com elevadas dívidas externas. 

Outrossim, os países da América Latina possuem um passado colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do passado desses países.

A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais.