quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BIOMAS BRASILEIRO

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.

No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.



Este vídeo apresenta algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo uma de suas características. O personagem Zeca é um adolescente brasileiro que "curte" percorrer o país e pesquisar/aprender, seja por meio dos livros ou conversando com os habitantes dos lugares que visita. A partir da sua narração, descrevendo estes locais, o conceito Bioma vai sendo trabalhado. São mostradas ainda as modificações que os Biomas sofrem, suas conseqüências e ações para a sua conservação. Pegando uma carona com Zeca você vai descobrir que o Brasil possui fauna e flora riquíssimas.








Conheça cada bioma do Brasil








quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RECURSOS MINERAIS

Chamamos de recursos minerais as concentrações de minério disponíveis na natureza ou ainda aquelas substâncias inorgânicas que são extraídas da terra e podem ser usadas como matéria prima.

Esses recursos podem ser metálicos, como o estanho, o ferro e o cobre, por exemplo, ou não metálicos, como o mármore, o calcário e o quartzo.
No planeta, existem muitos recursos minerais que podem ser encontrados em estado puro, como a prata e o ouro, por exemplo, mas em sua maioria, são encontrados associados a outros minerais, sendo necessária a divisão para a extração da matéria prima desejada.
E os recursos minerais não metálicos envolvem alguns como carvão mineralpetróleo, água, amianto, cascalho, argila, areia, nitratos, fosfatos, enxofre, cloreto de sódio, entre outros.

Existem ainda os recursos minerais energéticos, que podem ser usados para a produção de energia elétrica, mecânica ou calorífica, como por exemplo o petróleo, o urânio, o carvão, o gás e o xisto, entre outros.


Esses recursos minerais são usados como matéria prima para a fabricação de diversas coisas, desde objetos usados por nós diariamente e bastante simples, como um pote de plástico, por exemplo, até veículos, foguetes espaciais, entre outros.
A extração dos recursos minerais causa alto impacto no meio ambiente e danifica diretamente o solo, a vegetação, as florestas, a biodiversidade, a água e por fim o próprio homem.

Pesquisa: Professor Ademir Junior/Especialista em Educação

RECURSOS MINERAIS
Os recursos minerais incluem inúmeros materiais utilizados pelo Homem e que foram concentrados, muito lentamente, por uma variedade de processos geológicos. São materiais naturais sólidos, cristalinos e com composição química definida.
São divididos em duas categorias:

  • Metálicos
  • Não metálicos

Metálicos
Sabe-se que os elementos químicos, como o ferro, cobre, prata ou ouro, se encontram distribuídos na crusta terrestre. Estes fazem parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos. Jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento químico existe numa concentração, sendo por isso susceptível de exploração economicamente rentável.

Não metálicos
Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

História do Patrono Engenheiro Mario Salles Souto


A foto ao lado é do Engenheiro Mario Salles Souto, nascido no Rio de Janeiro no dia 02 de outubro de 1884, prestou serviços de grande importância ao progresso e desenvolvimento das ferrovias da antiga Sorocabana, posteriormente Ferrovia Paulista S.A.  FEPASA , atualmente CPTM. Tendo este  um cargo de grande importância, Diretor da Companhia em 1937 com brilhantismo, atuou como engenheiro de obras civis e ferroviárias. Além de engenheiro, Mário foi arquiteto formado pela Politécnica de São Paulo. Faleceu solteiro no dia 13 de agosto de 1945, em São Paulo.


Em  agosto  de 1945 doou um terreno onde foi construída uma Escola de primeiro grau. O antigo nome Grupo Escolar da Estação de Carapicuíba foi substituído, e em 1976 passou a ter o nome de Escola Estadual Engenheiro Mario Sales Souto. Hoje faz parte do patrimônio histórico da cidade formando muitos alunos. As imagens ao lado fazem referência a inauguração da escola e sua fachada frontal em 2017. 


O logo da escola Engenheiro Mario Sales Souto é representado por um escudo muito parecido com aqueles que foram usados na tradição medieval. Todo o desenho inserido sobre o escudo recebe o nome de brasão, ou seja  - imagens/desenho colocado na posição frontal que representa defesa e harmonia. A imagem acima representa a deusa do panteão grego Palas Atena, deusa da sabedoria e justiça. No centro o nome da escola abreviado em siglas. Logo abaixo a imagem de um capelo/canudo (diploma) que representa o sucesso acadêmico. Desta forma faz menção daqueles que ingressaram na vida escolar e de tantos outros que estudaram na Escola Engenheiro Mario Sales Souto. As cores predominantes são vinho, cinza e branco. São as mesmas usadas no uniforme escolar. 

A Escola Engenheiro Mario Sales Souto está localizada no centro de Carapicuíba, bem ao lado da Praça das Bandeiras. Atualmente possui alunos matriculados de todos os bairros da cidade e atende aos ciclos EF I, EF II e EJA.
Texto de autoria do Professor Ademir Jr./Especialista em Educação.



Referências
http://escolaengenheiro.blogspot.com.br. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/carapic.htm. Acesso em 31 jul 2017.
http://fsoutoneto.blogspot.com.br/2011/07/visconde-de-souto-ascensao-e-quebra-no.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-455/item/108270-visconde-de-souto-fazenda-bela-vista-e-capela mayrink.html. Acesso em 31 jul 2017.
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2010/12/confusa-historia-de-carapicuiba.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://franciscosoutoneto.files.wordpress.com/2011/12/1956a1959-014-600p.jpg. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102z14f18.htm. Acesso em 31 jul 2017.